IV: A importância do registro do nexo causal

Após a investigação do nexo causal, caso seja constatada a relação de causa entre a covid-19 e o trabalho, a empresa tem o dever de emitir Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Esses dados são imprescindíveis a nível de saúde coletiva para que tenhamos a real percepção do cenário da pandemia e sua relação com o mundo do trabalho. Além disso, isso garante o acesso dos trabalhadores a todos os direitos.

A CAT pode ser emitida pela empresa, mas caso haja recusa, o sindicato ou os órgãos de saúde que atenderam o(a) trabalhador(a) também podem fazer o registro.  Para os órgãos de saúde que atendem os trabalhadores, a notificação de covid-19 aos órgãos públicos é compulsória, portanto, quanto mais se investiga os casos suspeitos, mais fidelidade à realidade os dados apresentam.

A investigação é delicada e complexa, haja visto que estamos vivendo um momento de transmissão comunitária, no entanto, ela é de suma importância para elaboração de políticas efetivas de proteção a nível micro e macro. Para atuar sobre dado cenário é preciso, antes, conhecê-lo.

Essa série teve como objetivo informar a categoria e alertar sobre a necessidade de investigações técnicas, efetivas e transparentes por parte das empresas sobre o nexo causal entre a doença e o mundo do trabalho.

O Sindieletro coloca-se a disposição de toda a categoria e incentiva cada trabalhador e trabalhadora a reivindicar seu direito de investigação de nexo causal em caso de suspeita de contaminação pelo novo coronavírus no ou pelo trabalho. Além disso, reforçamos a necessidade de atenção e cuidados intensos nos ambientes laborais, de forma de proteger a si mesmo e aos que convivem com você.