Cuidados na Pandemia

Aqui você lê o histórico da pandemia,

desde o início, em março de 2020.

Enquanto aguardamos o avanço da vacinação, todos nós devemos continuar a fazer nossa parte individualmente. Vamos falar sobre isso agora?

Como o vírus é transmitido?

A transmissão acontece de uma pessoa contaminada para a outra, por meio do toque ou aperto de mão e gotículas de saliva expelidas pela fala, espirro, tosse e catarro. Nos primeiros meses da pandemia, havia uma suspeita sobre a possibilidade de contaminação por meio de objetos que podem conter o vírus, como celulares, mesas e maçanetas. No entanto, estudos ao longo do último ano comprovaram que esse tipo de transmissão é bem rara. Mas é interessante continuar a higienizar objetos que costumamos levar ao rosto, como celulares, ou à boca, como garrafas. A higienização das mãos também continua crucial. Nunca toque o rosto antes de lavar as mãos!

Novos estudos também garantem que o vírus é transmitido pelo ar. Ou seja, não necessariamente você precisa entrar em contato com alguém contaminado para ser infectado. As chances dessa transmissão pelo ar são mais altas em lugares fechados, cheios de gente e mal ventilados. Ou seja: para fugir desse tipo de transmissão, é fácil. É só continuar seguindo os protocolos de sempre.

Saiba mais como se proteger
Se proteger e cuidar dos que estão próximos a você é, agora, mais que uma necessidade. É um dever. Sabemos que representamos uma categoria da área de serviços essenciais. Portanto, atenção aos protocolos da Organização Mundial da Saúde e aos protocolos internos de cada empresa  para se proteger:

Sempre use a máscara no ambiente laboral e também em serviços externos. No final desta página você encontra o passo a passo que preparamos para você, ensinando a usar a máscara corretamente;

Não toque a máscara enquanto a utilizar;

Ao chegar em casa, para as máscaras de algodão, imerja a máscara numa solução de 1L de água para uma colher de água sanitária e deixe por 1h. Depois, lave com água e sabão e deixe secar. Para as máscara de materiais especiais, como as resistentes ao fogo, siga as orientações da empresa para sua devida higienização. Não reutilize sem fazer esses procedimentos. Sua máscara pode estar contaminada;

Evite colocar as mãos no rosto quando estiver fora de casa, principalmente nos olhos, na boca e no nariz. Quando chegar em casa, lave bem as mãos antes de retirar a máscara (pelo elástico, não pela frente);

Higienize as mãos com água e sabão com frequência. Caso não tenha por perto, use álcool gel 70;

Pratique o distanciamento social – 2 metros em relação ao outro. Lembre-se que a máscara não é vacina. A junção do uso da máscara + distanciamento social + higiene é de suma importância para evitar a proliferação da doença;

Ao chegar em casa, tire toda a roupa e coloque para lavar imediatamente. Vá para o banho;

Lembre-se de não entrar com os sapatos da rua em casa. Reserve um espaço para colocar os sapatos do lado de fora.

Caso você possa exercer sua função em home office, é mais simples:

Saia apenas quando realmente necessário, para fazer compras de supermercado e farmácia, ou comparecer à uma consulta médica, por exemplo;

Desinfete as compras de supermercado com álcool 70;

Use máscara sempre que sair, mesmo que apenas no hall de entrada do seu prédio;

Os elevadores são lugares de alta probabilidade de infecção. Só entre de máscara e só divida o elevador com pessoas que moram com você;

Lembre-se que o vírus não infecta por falta de afinidade. Mesmo aquela reuniãozinha com os amigos ou a família pode custar vidas. Se preserve!

Quais são os sintomas?

Como o vírus é novo, a ciência está sempre descobrindo novos sintomas. É preciso estar atento às notícias e acompanhar fontes confiáveis (como a Fiocruz, a OMS, o portal Dráuzio Varella, entre outras) para detectar mudanças no seu corpo.

Mais comuns:
  • Tosse seca ou com secreção;

• Febre;

• Perda de paladar ou olfato;

• Fadiga corporal;

• Diarreia;

• Dor de garganta;

• Pressão ou dor no peito;

• Coriza.

Menos comuns:
  • Conjuntivite;

• Dor de cabeça;

• Perda de apetite;

• Erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés.

Mais graves:
  • Dor ao respirar;

• Falta de ar;

• Perda de fala e movimentos;

• Dor e pressão no peito.

ATENÇÃO:

Estar sem sintomas não significa que você não esteja infectado. Uma grande porcentagem das pessoas será assintomática – no entanto, transmitirá o vírus da mesma forma. Usar máscara e praticar o distanciamento é um sinal de empatia e respeito ao outro.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da covid-19 é realizado pelo profissional de saúde, que deve avaliar a presença de critérios clínicos:

Pessoa com quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, que pode ou não estar presente na hora da consulta (mas pode ser relatada ao profissional de saúde), acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória, o que é chamado de síndrome gripal;

Pessoa com desconforto respiratório/dificuldade para respirar OU pressão persistente no tórax OU saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto, o que é chamado de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Caso o paciente apresente os sintomas, o profissional de saúde poderá solicitar exame laboratoriais:

De biologia molecular (RT-PCR em tempo real), que diagnostica tanto a covid-19, quanto a Influenza ou a presença de Vírus Sincicial Respiratório (VSR);

Imunológico (teste rápido), que detecta, ou não, a presença de anticorpos em amostras coletadas somente após o sétimo dia de início dos sintomas.

O diagnóstico da covid-19 também pode ser realizado a partir de critérios como: histórico de contato próximo ou domiciliar nos últimos 7 dias antes do aparecimento dos sintomas, caso confirmado laboratorialmente para covid-19 e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica. Estes aspectos também serão observados pelo profissional durante a consulta.

O Sindieletro ressalta que a testagem é mais um instrumento importante no combate à disseminação do vírus, mas ela não deve ser usada como único critério para convocar trabalhadores para retornar ao trabalho. Isso se deve às limitações importantes dos testes: é possível que dê falso negativo, ou seja, uma pessoa infectada pode receber um teste que não acuse a doença. Isso pode ser perigoso para todos ao redor dessa pessoa.

Por último, mas não menos importante, é crucial lembrar que pegar covid-19 e sobreviver não significa estar livre de sequelas. Hoje em dia, muitas pessoas relatam diversos sintomas que duraram meses ou ainda persistem, como falta de olfato e paladar, cansaço extremo e lesão no pulmão, rins e até coração.

Portanto todas as medidas devem ser cumpridas de maneira responsável. A recomendação é se proteger e proteger todos ao redor. Ao menor sinal de sintoma, ou de contato com alguém sintomático ou caso confirmado, contate o serviço médico da empresa.

01.png
02.png